The rockage passed when u got an headache

domingo, novembro 19, 2006

Quem tem boca vai a roma....ou não!!

Caros leitores, quantas vezes somos abordados em locais públicos por indivíduos na busca de informações para orientarem o seu percurso?...

Pois bem... percorria a plataforma da estação "Marquês de Pombal", com a Fmui, pensando no ladrilho no chão com o qual coincidiria a porta do transporte com as escadas da estação em que iria sair (enfim... muito complexo!).

Enquanto decidiamos se nos sentavamos ou não à espera nos bancos junto a duas raparigas... fomos abordadas pelas mesmas em tom de desespero, voz alta e fugaz com medo, talvez com alguma razão, que fingíssemos que nada tinha sido dito ou acelerassemos o passo como quem não sabe a resposta antes mesmo de ser realizada a pergunta...

Assim, e como nem todo o ser humano evita uma relação momentânea e imprevista como se avizinhava, Fmui abrandou a sua deslocação pedonal e, não ligando às injecções de ar que eu expirava sabendo o que se iria passar, esboçou um sorriso nervoso no seio de um olhar atento e maternal de quem pudesse resolver a dúvida existencial das duas criaturas..

Eis que surge um atrofio mental porque na questão meio complicada de expor, eram utilizadas meio-perguntas como "O metro que vai pó Colombo é o que vai pá Amadora?", "há metro para o Colombo ao domingo?" [não, só aos dias utéis das 9h às 5h..tipo nestum!!] ou "não há problema devido ao fecho do átrio norte?" [átrio norte?! agora as obras extenderam-se à linha azul? - o que se passava na minha cabeça, sarcásticamente em tom de juízo de valor]...

Na confusão gerada, Fmui disse que aquele metro na direcção de Amadora Este ia, sim, também na direcção do Colégio Militar, estação em que deviam abandonar a carruagem para aceder ao dito centro comercial, isto depois de dizer às referidas senhoras para entrarem no metro, sentindo-se talvez culpada se as abandonasse ainda nos mesmos bancos.

Mas pronto, tudo acabou bem, pelo menos sairam na estação certa, e sem "ajuda do público"!



Esta situação fez relembrar um episódio que me acontecera um ano e muito passado anteriormente e em que o resultado fora mesmo diferente...

Estava eu na plataforma da estação do "Saldanha", mas como tinha entrado (já não me recordo porquê) numa entrada a que não estava habituada, pensava que estava à espera do metro com direcção ao "Marquês de Pombal", destino que pretendia, mas tava no lado contrário..

Antes de chegar o metro, fui interrogada por um senhor de qual a plataforma certa para o apanhar com destino ao mesmo que eu. Como eu estava a sentir-me minimamente sociável e na altura até não seria grande esforço ajudar o indivíduo, disse-lhe que era aquele e, como eu seguia o mesmo destino, disse-lhe para me acompanhar.

Assim, quando chegou o transporte, sorri-lhe para perceber que era realmente aquele e entramos.

Pois...ia eu descansada da vida com aquele frenesim do deslocamento quando ouvi, meio enfiada no meio de outros pensamentos quaisquer que..."Próxima estação: Campo Pequeno" fiquei estupefacta! Não só porque na altura não me ocorreu o que se tava a passar, mas porque tinha um atrelado humano ao qual teria que dizer que eu própria o tinha enganado e que a direcção era a oposta.

Quando olhei de lado para o senhor para ver se ele tinha reparado, uma vez que estava a olhar confuso para o desenho das linhas, perguntou ao indivíduo ao lado, que lhe respondeu que teria que sair e apanhar o metro do outro lado.

Envergonhada com a minha ridícula figura, quando as portas abriram saí junto do senhor e disse-lhe que me tinha enganado e que tinha que ir apanhar o outro. Com isto senti que tinha realizado o dever de assumir o meu erro e explicar ao senhor o que tinha realmente que fazer e, por isso, acelerei o passo até às escadas para que fugisse do campo de visão do senhor, ou talvez para que tivesse que correr para me agredir!!..





Peço desculpa ao senhor que me abordou e aconselho que, quando não souberem mesmo o que fazer, perguntem a várias pessoas ou sigam o instinto... porque esse provérbio é multifactorial...
(pronto, ou não perguntem à autora!!)

6 Comments:

  • At domingo, novembro 19, 2006 11:56:00 da tarde, Blogger Gervasio said…

    Fantástico é estar na Pontinha e perguntarem-me onde é o Califa [o café de Benfica].

    Podias ter-te redimido dessa situação ajudando a fmui. Pff, acho que a justiça divina se vai fazer sentir outra vez! AHAH

     
  • At domingo, novembro 19, 2006 11:59:00 da tarde, Blogger kÓkÓ_xEkÉtIz said…

    tipo....n!!! pa mim xega... são os indivíduos com ar de parvo na rua e as testemunhas d jeová!! tou nem aí!..

     
  • At segunda-feira, novembro 20, 2006 12:01:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Aconteceu-te mm ixo? Só a ti, tu realmente qq dia tens q começar a escrever um livo: "As Aventuras da Staff Cris!" Eu como sou péssima com ruas e esse tipo de coisas, acabo por dizer smp q ñ sei, pra ñ correr o risco de ter alguém a chamar-me nomes pelo facto de eu o ter enganado no sentido! Mas foi bonito da tua parte teres admitido a culpa, fica smp bem...

    Beijos
    A. Staff

     
  • At segunda-feira, novembro 20, 2006 9:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Era um belo dia e estávamos nós a caminho já n sei de onde, na linha amarela, em direcção ao Rato e eis k surge a pergunta, dp duma breve observação da placa a dizer precisamente, o sentido do metro: "Estamos no Rato???" Isto só pa dizer que as pessoas não são obrigadas a perceber tudo o que as rodeia, tu não és excepção, mesmo n sendo da terriola! =p

     
  • At segunda-feira, novembro 20, 2006 9:10:00 da tarde, Blogger kÓkÓ_xEkÉtIz said…

    Sem dúvida que esse episódio remoto foi bem evocado Fmoinc!!
    s nos soubessemos ao k konduziria tal risota depois... lol

    Um acontecimento para a posteridade!!

     
  • At segunda-feira, novembro 20, 2006 10:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bem so tu pa te meteres nexas aventuras!lol Mas também pode acontecer a qualquer um!

    Pois tal cm o episódio k a fmoinc recordou...o metro tem coisas,cm direi...complicadas, inda por cima para kem "n é de cá", é deveras dificil!LOL. Bem grd momento k ficará certamente!

     

Enviar um comentário

<< Home