The rockage passed when u got an headache

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

"Votar NÃO?" - O argumento católico

Esta história relativa ao referendo do Aborto já agonia toda a gente mas, quando se pensa que todos os argumentos e barbaridades já foram ditas, eis que surge sempre mais uma!!



Quem votar 'sim' fica sem funeral religioso

"Os cristãos que vão votar 'sim' no referendo serão alvo de excomunhão automática, a mais pesada das censuras eclesiásticas", garante o cónego Tarcísio Alves, pároco há cinco anos em Castelo de Vide (Portalegre). A excomunhão automática atinge ainda "todos os intervenientes na execução do crime, como, por exemplo, médicos e enfermeiros", sublinha, enquanto consulta página a página o Código Canónico.

"Se um católico aceitar a liberalização do aborto incorre na censura da excomunhão e não poderá ser reintegrado na comunidade cristã sem intervenção do bispo", sustenta ainda. Doutorado pela Universidade Católica de Salamanca em Direito Canónico, Tarcísio Alves tem distribuído nos últimos tempos, pelos paroquianos, um boletim informativo em que adverte os devotos para os "perigos" de votar "sim" no próximo referendo e as consequências, junto da Igreja, que poderão sobrevir. "Não fui eu que inventei estas regras, está tudo bem explícito no Cânone 1398" sublinha.

Mas o vigário judicial da diocese de Portalegre e Castelo Branco vai mais longe ao alertar os fiéis para "outros perigos" que podem surgir, se no próximo referendo o voto recair no "sim". "Se votar no 'sim' ou se se abstiver, poderá estar também a cometer um pecado mortal gravíssimo. No referendo até as irmãs vão sair dos conventos porque senão também incorrem num pecado de omissão", adverte.

Para o clérigo trata-se de "um caso grave", porque todos aqueles católicos que violarem as leis da Igreja sobre este ponto "não podem casar, baptizar-se e nem poderão ter um funeral religioso - Cânone 1331."Tarcísio Alves garantiu ao DN que "não faz política nem fala do caso durante as missas de domingo, mas no seu boletim paroquial e através de e-mails". O cónego promete continuar a "esclarecer a população e a prova disso passa pela edição, ainda hoje, de mais um boletim que no último parágrafo apela mais uma vez ao voto no 'não'".

A comunidade católica de Castelo de Vide encara estes "avisos" de forma natural e aplaude a atitude do cónego. "Acho bem que expliquem os perigos do aborto às pessoas, principalmente a nós, os mais velhos, que nunca estudámos. O que sabemos é através daquilo que vemos na televisão", diz Piedade Godinho à entrada da igreja.

Sexta, 19 de Janeiro de 2007 Edição Papel
dn.homepage » dn.nacional




Esta noticia ridícula de conteúdo inexplicavelmente surrealista retrata de forma clara a mentalidade destes seguidores religiosos e um pouco de toda a base religiosa.

Argumentos e citações do género referido têm como objectivo a "lavagem cerebral" e não propriamente uma argumentação forte que pudesse ser discutida como elemento integrante de um debate na procura de soluções.

O objectivo não é denegrir a religião em causa, colocar em questão a sua fundamentação e credos mas, mesmo que tenha sido apenas um indivíduo a referir o transcrito, é isto que se passa no seio da difusão e pregação da religião.

A meu entender, penso que nenhuma religião deve tomar partido nestes casos, no sentido de promover a reflexão e opinião próprias. Por exemplo: em Portugal, em que a população é maioritariamente cristã e isto em números se traduz em milhões, como é possível que estejam sob o comando de dos supremos religiosos? É porque, se não estiverem de acordo, sofrerão represálias e nem vou falar das ameaças referidas pelo sujeito em causa...

Acima de tudo, o mais importante é a pesquisa de informação no sentido de votar com o máximo de consciencialização e não, porque alguém diz qual a melhor resposta.




P.S. Devo dizer que de "brain wash" e ameaças por parte de elementos constituintes desta religião na questão do aborto percebo eu, uma vez que me foi familiar durante 9 longos anos...

2 Comments:

  • At sexta-feira, fevereiro 02, 2007 10:20:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Isto de facto é no mínimo surreal... uma coisa é defender aquilo em que se acredita, outra completamente diferente é cair no rídiculo! Ameaça de "excomunhão automática"?! A chantagem não é também por si só, uma forma de pecado?! Só mais uma questão: que me recorde, o voto é secreto, como é que isto funciona? Os paroquianos dirigem-se ao confessionário e fazem uma nova votação, só que agr em vez de ser em papel (ou já informaticamente em muitos sítios), é em comunhão com o sr. padre?! Se assim for, uma recomendação para os fiéis desta paróquia.. irmãos, não vos esqueceis que se votarem sim e disserem ao sôr padre que votaram não, são dois pecados!!!

     
  • At domingo, fevereiro 04, 2007 9:14:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    LOLOL
    olha pffff..sem palavras..
    tipo isto foi memo a sério ou o sr tava a dar nhekes ao pessoal...?
    cm diz a fmuiiii.. "irmões" alterem as opiniões qd forem falar c o sôr padre.. :S :S
    ;P

     

Enviar um comentário

<< Home