The rockage passed when u got an headache

domingo, outubro 07, 2007

My return

Parece mentira... três meses sem "postar"!!!!

Acho que mereço perder todos as regalias e atributos de uma blogger para me reduzir assim à base da cadeia bloguista, admitindo não ser mais que umas mera leitora.

Mas muita história correu no tempo e há realmente acontecimentos que não poderão ser perdidos.

Desta forma, seguem-se posts que não terão o cognome de antigos, mas sim de recuperados, que permitirão a segunda vivência das passagens.


Quero apenas partilhar convosco, antes de mais, o bocadinho de mim que muitos sabem existir, mas que não conhecem..... Santa Cruz!


É neste pequeno ponto vermelho no mapa onde tudo se passa...


Mas, como eu penso que ainda não é muito explícito, tomei a liberdade de vos contar a história relativa ao nome da praia que foi a minha segunda casa, se não a primeira, ao longo deste verão...


Apresento-vos a Praia do Navio.

Aqui foi possível aprender a fazer aquela arte de deslizar nas ondas e que é uma fonte de frustração e orgulho.

Horas e horas que desfrutei desta paisagem, dentro daquele mar de esquecimento e em que tudo ganha o seu sentido quando, sentada na prancha a observar o horizonte e à espera daquela onda, me deparo com a mistura de tons alaranjados e vermelhos no céu, de quem se despede de mais um dia.


Queria poder transmitir-vos a sensação de imaginar o litoral terrestre através das luzes que iluminam a noite desde Peniche até Santa Cruz, saber que o horário já arredonda para as 21 horas e tudo o que invade o pensamento é a fé de aparecer só mais uma onda no que parece um manto prateado, para poder partir para terra satisfeita.

..... Magnífico....


Aqui fica então a história prometida:

Poucas serão certamente as pessoas, incluindo a grande maioria dos seus frequentadores habituais, que conhecem a razão de se chamar Praia do Navio a uma área delimitada, situada no prolongamento da zona norte da Praia de Santa Cruz, na freguesia de A-dos-Cunhados.

A designação de Praia do Navio deve-se ao facto de ter encalhado naquela praia, um navio de nacionalidade norueguesa, o Navio Hay, no dia 5 de Fevereiro de 1929.

Por razões desconhecidas, o navio desviou-se da rota em que seguia e após várias tentativas do Comandante para o controlar, veio a embater na Praia. Felizmente, devido à sua perícia e experiência , toda a tripulação saiu ilesa do acidente. Alguma carga que o navio transportava, como cigarros de fabrico inglês, chocolates e outros, foi vendida pelos próprios tripulantes, tendo uma parte da mesma sido objecto de actos de vandalismo, por parte de indivíduos menos escrupulosos.

Algumas décadas após o acidente, ainda eram visíveis alguns vestígios do navio, em maré baixa, que, actualmente, já desapareceram.


(Navio Hay - Arquivo de Adão de Carvalho)


Apenas quero referir relativamente à história anterior que este verão foi possível voltar a visualizar os mastros deste navio, que são um verdadeiro perigoso para os pés da população menos observadora e não conhecedora desta história intrigante.


Se quiserem conhecer mais deste mundo sob a forma duma pequena e honrosa vila, dispõem de toda a informação nos seguintes sites:

Junta de Freguesia da Silveira

Site: Praia de Santa Cruz

Blog: Praia de Santa Cruz

(Este blog vai ser adicionado para os leitores acederem mais facilmente)

6 Comments:

  • At terça-feira, outubro 09, 2007 10:16:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    está brilhante de facto (lol)mas tenho q corrigir o facto d santa cruz n ser vila!! mas sim uma aldeiazinha ou terriola, como queira chamar, à beira mar plantada =)

     
  • At terça-feira, outubro 09, 2007 11:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    K belo regresso!!! De facto não poderias ter escolhido melhor tema (sim, confesso, sou altamente suspeita para poder afirmar isto).
    De qualquer forma acho que fica sempre bem completares este teu espaço com pequenos grandes momentos culturais=p.
    Que posso eu dizer k não tenhas já posto a descoberto?! Está à vista.. sta cruz é akele lugar encantado..quem o diz é Susana Félix, que enalteceu sta cruz numa das suas músicas:

    "É um lugar encantado
    entre o mundo e a solidão
    onde se espreita estrelas
    e a vida cabe nas mãos

    sento-me em frente ao mar
    olho para longe do fim
    perdem-se barcos na espuma
    não sei é dentro de mim

    e fico um pouco mais
    gosto que anoiteça aqui
    só neste lugar tudo faz sentido
    mesmo sem ti

    é uma praia onde a noite
    me faz lembrar quem eu sou
    sem ouvir o que me pedem
    sem importar o que dou

    antes de todas as mágoas
    havia o mesmo luar
    só eu cumpri a promessa
    de cá voltar

    e fico um pouco mais
    gosto que anoiteça aqui
    só neste lugar tudo faz sentido
    mesmo sem ti"

     
  • At quarta-feira, outubro 10, 2007 2:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bela vida de ripanço que nós temos, eh???!!

    Se eu tivesse tempo também escrevia uma Ode a St.Cruz, mas a vida é assim; alguém tem que trabalhar para que outros tenham possibilidades de contemplar o céu e o mar em cima de uma prancha. E mais não digo.....

     
  • At quinta-feira, outubro 11, 2007 11:24:00 da tarde, Blogger kÓkÓ_xEkÉtIz said…

    Isto é uma mensagem para os Anónimos: existe uma opção que é para colocar o nome!!

    Anónimo 1 ou Terriolana, tentei conceder a dúvida para não tirar o entusiasmo aos leitores, deixai a aldeia ser uma vila!

    Anónimo 2, tens toda a razão!! Mas enquanto uns gastam tiros para matar os pobres bichinhos no seu habitat, eu só me maltrato a mim e as ondas!! eheh

     
  • At sexta-feira, outubro 12, 2007 12:42:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Como bem se diz,Santa Cruz um mero ponto vermelho no mapa, mas onde se passa muitos bons momentos na vida como umas belas surfadas ao por do sol,com ou sem "pau", entre outras coisas.
    obrigado por teres escrito algo sobre a minha querida "aldeiasinha ou terriola " mas para mim é mas do que isso é o meu cantinho querido:-), como para ti é uma vila.
    Mas acho que poderias ter escrito mais,tais como o carnaval de verão,o "ocean spirt" que foi uma semana de festa, entre outras coisas,mas mais uma vez obrigado mais vale algo que nada.

     
  • At domingo, outubro 14, 2007 10:48:00 da tarde, Blogger kÓkÓ_xEkÉtIz said…

    Inda estão vários temas em atraso Nelsinho [ ou Erva Doce!!!]. Do carnaval de Verão realmente havia xekétiz [eheh] para desvendar, mas do ocean spirit só valia mesmo a pena contar a barraca que armaste com os seguranças naquela bela noite!! "Isto é pós primos pah!!!" eheh com toda a razão, diga-se!

     

Enviar um comentário

<< Home