STOP
Eis que surge a reflexão sobre algo que nos atormenta o quotidiano... que é alvo de conversa a todo o santo dia... que é um elemento essencial à integridade humana... que nos é ensinado desde que somos peanuts [piqueninos, pronto...]... e que até é alvo do que se pode considerar um citação popular...
Exactamente, estou a referir-me ao Stop!
Definição e objectivos
É um elemento que se pode apresentar sob a forma de placa de sinalização, botão de forma circular ou em prisma quadrangular, geralmente com o fundo a vermelho e as letras brancas, podendo variar. O seu objectivo reporta-se à prevenção de acidentes de viação, ao caso de emergências ou para indicar a vontade de parar.
Esta definição poderia estar correcta se não se tornasse confusa para os leigos e comuns mortais...
Cuidados a ter
Aquela citação, referida principalmente pelos progenitores e instrutores do código da estrada "O STOP é para parar mesmo no deserto..." pode gerar conflito mental nos indivíduos.
Porquê? Vou dar-vos um exemplo prático..
No passado dia 15 estava com a Outsider K. e uns tantos compatriotas do curso no CascaiShopping a almoçar. Quando iniciámos a descida das escadas rolantes, em que ia ela a frente, eu e os outros atrás, ansiosamente procurava o botão do STOP, carregou mas não parou e começámos a descer.
Ok, tudo bem, dadas as circunstâncias a coisa passou..
Quando estávamos a chegar ao fim do trajecto, lá viu ela o botãozinho vermelho aceso e carregou....
*CORTE NA HISTÓRIA
Porque terá ela feito aquilo??
A. Porque é mesmo parva!...
B. Porque está a tirar a carta de condução e os maiores de idade que tiveram esse previlégio sabem bem que o deus dos instrutores é o STOP, o que até por vezes pode gerar discussão porque numa estrada sem ninguém apenas se parou durante 3,5 segundos e não os 5 segundos, que corresponderão ao tempo que um indivíduo normal demoraria a verificar os 2 lados da estrada porque a tendência é olhar sempre primeiro para o lado contrário... De forma que, sendo lei, quando há um, é mesmo para parar!!
C. Ela quereria dizer [não sei muito bem a quem...] que era naquela saída que pretendia sair, uma vez que está habituado a carregar todos os dias no botão, no autocarro, para indicar a paragem em que deseja sair do transporte.
Respostas possíveis:
1- A
2- A + B
3- A + C
4- A + B + C
O que acham?
Sinto que não devo responder porque posso estar, de alguma forma, a fazer um juízo de valor.. ;p
Sinto que não devo responder porque posso estar, de alguma forma, a fazer um juízo de valor.. ;p
Consequências
*CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA
Com a paragem e devido à força da Inércia [ em tretasdonewton.com], os indivíduos que seguiam nas escadas foram ligeiramente projectados para a frente por forma que, quando chegaram ao fim, ainda em pânico com o susto, um indivíduo se virou para a O. K. e perguntou, meio ansioso num tom um pouco elevado, como que lhe ia passar a mão junto aos pelinhos da face: "Você é deficiente? Você é deficiente?"
:) Não aguentei e explodi a rir!!!
O senhor continuava no meio de insultos e eu, com um pacote com batatas numa mão e uma cola na outra, coloquei-me tipo body guard a rezar para que o senhor levantasse uma mão para a pequenota, porque já me começava a irritar aquela situação que se prolongou por algum tempo.
Por um lado ela tentava desculpar-se mas ele insistia. No meio da confusão um senhor perguntou ao primeiro quem tinha parado as escadas e este respondeu: "Foi essa idiota!!" foi então que me deu um chilique e se não estivesse a servir de bengaleiro para tanto produto alimentar me tinha atirado à cara do senhor!.. sempre podia ter atirado uma batatinha, mas tudo menos a cola.... [Mui dramatico...]
E quem é que estando irritado diz esse tipo de insultos?? Só mesmo aquela personagem.. enfim..
Prevenção
Tente não confundir os conceitos e objectivos quando vê um STOP, porque não, não é para parar mesmo no deserto!!
Instrução e Ensino
- Se estiver num autocarro e desejar abandonar a viatura na paragem seguinte, use o STOP.
- Se existir um STOP na sua faixa de rodagem, é para parar mas atenção à ridicularização da situação..
- Se estiver trancado no elevador, e só neste caso, utilize o STOP.
- Relativamente às escadas rolantes... pois, não faço ideia quando se deve carregar... é melhor não carregar!!
É... por vezes não pensamos como um simples STOP pode colocar em risco a integridade humana.... compreende-se!..
Não à banalização do STOP!!
7 Comments:
At sexta-feira, fevereiro 23, 2007 8:12:00 da manhã, Anónimo said…
sim senhora... bela história! realmente concordo ctg quando dizes que o stop afinal não é pa carregar smp, nem sequer no deserto! da ultima vez que fui pós lados do chiado tb houve uma cambada de "deficientes", inda por cima marginais, que carregaram no stop das escadas rolantes, mesmo na 1ª escada no sentido de quem sobe. como várias pessoas devem saber, a estação de metro do chiado é uma estação que apresenta um desnível brutal entre a cota da rua e a cota da plataforma do metro, sendo necessárias para vencer esse desnivel 4 ou 5 lances de escadas rolantes (axo que são 5!). então esta cambada de marginais, sujos e com aspecto que só algumas pessoas que vão ao festival do sudoeste conseguem ter, iam desligando as escadas à medida que iam subindo.... gggggggrrrrrrrrrrrr!!! nessa altura tb m apeteceu fazer qq coisa, mas estou como tu.... NUNCA DESPERDIÇARIA A MINHA COLA NELES!!! MTO MENOS AS BATATAS FRITAS!!!!!
At sexta-feira, fevereiro 23, 2007 6:32:00 da tarde, Anónimo said…
LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLO...tal como a autora, n aguentei e explodi a rir, so de estar a imaginar a situação=p ta de+...
ora, conhecendo a O. K. julgo que a resposta mais acertada seria a opção 4 (A+B+C), uma vez que nakela cabeça pequenina com uma troclea que ela tem (Luv u O. K.;))pode passar qualquer ideia maluca...mas coloco mais uma opção de resposta provavel para o facto de ela ter carreguado no STOP:
5 - relembrou a terrivel manha em que ficou com as calças presas nas escadas rolantes, e ficou com medo de passar mais uma vergonha (e como mais vale prevenir que remediar, nao fosse o diabo tece-las outra vez=p)decidiu carregar no stop antes de acabar o trajecto!
Espero que a O. K. nos diga qual a razao pelo seu acto;)
At domingo, fevereiro 25, 2007 11:54:00 da tarde, Anónimo said…
Hi!* Então é assim... Yah, eu carreguei no botão do STOP!! ADmito, fui EU! Mas ék tipo... Vou tentar (TENTAR!!!!!!!) explicar-vos pk o fiz... ora bem:
1. Podia dizer k é por estar há mais de 2 anos (sem NUNCA xumbar a nada!!)a tirar a carta de condução! (Yah, sou mm calona!!);
2. Podia dizer k é por tar habituada a andar de autocarro!! Sim, pk nos autocarros em k eu ando, kd eu kero sair na minha paragem carrego no botãozinho k diz STOP! E tipo, saio ali...;
3. Outra: ahh e tal “STOP é pa parar até no deserto!” DESCULPA?!? Então, é pa parar ou não!? E decidirem-se!?
Pois bem, nenhuma destas razões é válida dps de vos apresentar a VERDADEIRA razão:
VERDADEIRA RAZÃO: Vocês pensam k é fácil estar 5 semanas com a autora do blog a estagiar?!? Mais, vocês pensam k é fácil passar essas 5 semanas com ela e saber k dps disso, vão passar mais 5 semanas com ela!? EPAH, axo k agora compreendem a razão desta atitude menos inteligente da minha parte…
EU KERIA K ELA TIVESSE CAIDO NAS ESCADAS!!!!!!!! Era isso!!!!! =X Foi a minha motivação!!
Tenho k dizer, k agora o meu sentimento por ela mudou… (NÃO autora do blog, ainda NÃO te considero minha amiga! Sorry!)… Mas tipo, já não a detesto a 100%... só a 79%!! =) Continua!
P.S.->Obrigada Jojo por me lembrares essa manha HORRENDA, OBRIGADA Xú pelo apoio incondicional, aquando as minhas calças (NOVAS!!) ficaram presas nas escadas k rolam!
Sem mais assunto, ék tb já tou farta de escrever e amanha tenho k acordar a horas para ir aturar a autora do blog (essa estúpida!), despeço-me…
Beijos pa ti óh béébééé*
At domingo, fevereiro 25, 2007 11:56:00 da tarde, Anónimo said…
Recuso-me a participar em votações nada imparciais e que deturpadamente imitem juízos de valor sobre a personalidade de outrem!
At segunda-feira, fevereiro 26, 2007 9:40:00 da tarde, Anónimo said…
Concordo c a JoJo.. opção 4 sem duvida..
e agr perguntu-m O.K. pk ñ tocaste tu no STOP qd ficaste c as calças presas??????? LOLOLOLOL.. k risoo
pffff
No entanto devo-t lembrar.. k s fores p o buraco vou ctg.. cm nessa HORRENDA manhã em k ficamos discretamente ah entrada das escadas rolantes a estudar relaxamento, ah espera k chagasse rapidamente a ajuda tecnica.. LOL (só de me lembrar)...
Bom axo k é uma pergunta de refendo..
- qd s deve calcar no STOP!!!
ehehehe
bom estagio pessoal
;P
At terça-feira, fevereiro 27, 2007 11:26:00 da manhã, kÓkÓ_xEkÉtIz said…
lolololol
Oh Out K. depois de ter escrito um post sobre a tua figura de parva [onde é keu já li isto...? hum?..], não há nd mais k poxa fazer para simular a noxa amizade, pah!
Eu n kria, n kria msm.... mas tenho k dizer k a resposta certa.... n, ninguem acertou!.. é a A!! pk ela é tão parva, k engloba as otras, k por acaso tb têm o parva incluído! Além dixo é a única resposta lógica..
Kako, mt bem pensado!! Mas lá xta... mais uma vez s aplica a resposta A!
Va bébé, no hard feelings!! [n sou eu k tenho as mãos gordas... ;)]
At terça-feira, fevereiro 27, 2007 8:44:00 da tarde, Anónimo said…
Pa k fike esclarecido... tb não sou eu!! Pk a minha pessoa é toda ela elegante!! Incluindo as mão! =D
Enviar um comentário
<< Home