Caridade para o vôvô... com preço!
Há cerca de uns dias foi-me comunicado que seria realizada no dia de hoje uma visita de estudo a um local denominado de "A Loja do Avô"... e, como foi "no âmbito" [toma lá PAS!!..] de uma disciplina sobre os serviços de Fisioterapia na comunidade, pensei eu que íamos a um lar, com um nome bem apropriado, subtil, e de alguma forma apelativo.
Admito que era um esforço submáximo perguntar a alguém competente aonde íamos realmente e qual o objectivo da visita, mas também não perguntei porque o efeito surpresa era mais entusiasmante e alguém acabaria por me orientar para o destino correcto.
Assim lá fomos... tcham tcham... nop, nada a ver, era mesmo uma loja, uma shop!!... com montra, objectos estranhos embalados e até tinha uma recepção! mas que desilusão... [valeram os rebuçadinhos de mentol, que me acompanharam durante toda a visita, e aquela maquineta de água à entrada, que existe aos litros na faculdade, fazendo-me sentir em casa...]
A primeira visão foi a das caras dos idosos nas paredes sorrindo, e a das cadeiras de rodas à entrada.... muito suspeito, diria!
Depois de todo aquele processo burocrático de assinar as folhas de presença e de apresentação, lá começou o que prometia ser uma tarde enfadonha..
A Terapeuta Ocupacional (TO) lá começou nas suas explicações do porquê de cada objecto estranho exposto, sempre com o objectivo de aumentar a funcionalidade dos indivíduos com alteração das suas capacidades no quotidiano.
Olhava para os bocadinhos de plástico e outros materiais com formas estranhas mas, depois de cada explicação elucidativa, cada pedacinho ganhava uma importância extraordinária e comecei a pensar que tudo aquilo também era útil para mim, não devido a qualquer disfunção, mas também para meu conforto.
Fiquei fascinada com a panóplia de objectos tão engenhosamente pensados e fabricados, como se alguém tivesse pensado em tudo.... desde a "maminha" de silicone para facilitar a abertura de garrafas, ao ralador ergonómico, do calça-meias à bengala para os "In", ou o espremedor da pasta de dentes como o call-center a partir de um botãozinho no centro de uma pulseira... já para não falar do sem-número de caixas para comprimidos, com alarme, sem alarme, com os dias da semana, refeições... enfim... puf puf e aqui não está nem 1/5 do inventário!
Tudo o que via, corria logo ao seu encontro, mexia, remexia, virava de todas as formas possíveis numa tentativa frustada de tentar perceber qual a sua função, antes da TO chegar perto ou antes de ler a etiqueta... :)
Seguiu-se uma etapa teórica sobre toda a importância da existência de uma loja daquelas e sobre os utensílios e objectos disponíveis, em que estive sentada numa cadeira de rodas (não, não foi para sentir um maior realismo, mas devido ao reduzido número de cadeiras, o que se compreende, porque cadeiras normais lá não se vende!!!).
Mas, felizmente, passou rápido!.. shiuuu! a parte melhor foi o assalto às madalenas, palmiers e as janelinhas com chocolate que carinhosamente prepararam para o grupo em que me inseria (sim, eram 2 grupos..), porque o segundo chegou mas só tinha migalhitas à sua espera (não fui eu!... ;p)
O espaço é realmente interessante e aconselho a visita, uma vez que vão descobrir utensílios que podem oferecer aos vossos, ou a voces próprios!! como eu fiz.... não resisti ao espremedor do tubo de pasta.. quem é que consegue tirar a pasta toda? na era de consumismo e comodismo com que nos deparamos não há, sequer tempo, para aproveitar os cêntimos depositados no fundo do tubo..
Apesar de alguns utensílios serem realmente muito caros, como as cadeiras de rodas, a presença desta loja é já uma caridade face ao serviço que prestam e possibilidades de adquirir maior funcionalidade aos indivíduos que, mesmo com alguma incapacidade, são capazes, assim, de serem mais independentes!
P.S- Frase do dia:
"Oh Inês isso é [em comparação com] como um cócó numa ETAR" - by rist
6 Comments:
At quinta-feira, novembro 30, 2006 12:30:00 da manhã, Anónimo said…
Olha lá, vais receber uma comissãozinha pela publicidade aqui "postada", não é verdade?!
Ah, já sei, por cada grupo de 100 novos clientes angariados,recebes um vale de desconto para aquele elevador que tu mesma experimentaste, não é?!=p*lol*
Agora a sério, também gostei muito do espaço. Penso que deveria ser mais divulgado, porque tem inúmeros objectos com uma utilidade imensa.
Finalmente posso dizer "boa, uma visita de estudo produtiva!!!". Não, não tenho nada contra aquelas visitas enfadonhas do prof. R...zinho.lol
Bjinhus*************
At quinta-feira, novembro 30, 2006 12:34:00 da manhã, Anónimo said…
Aiii, gostei muunnnto!! Do post, e da visita. Ja mandei a minha mae la, ver de coisas pos velhotes. A parte da teoria, sinceramente n me lembro, mas aposto k foi mt interessante. Estive um bcd distraida a tentar manter os olhos abertos!A parte mais gira, foi mm a da comida. Sujamos aquilo td lol. Mas a comida foi so pa nós, n pensem que kk pessoa k la va comprar alguma, sai de la alimentada. Leva o rebuçadito de mentol e vai c mta sorte. É uma loja mt interessante e acho que todos deviam ter conhecimento dela. Ainda bem k falaste disto =)Bjoincs
At quinta-feira, novembro 30, 2006 12:36:00 da manhã, Anónimo said…
Perdoem-me a insistência, mas esqueci-me de uma coizinha...
O momento alto do dia foi mesmo a revelação da frase: "(...)como um cócó numa ETAR", inclusivamente acho que deveria ser lançada uma petição para ela ser aceite na nossa giria diária! =p
At quinta-feira, novembro 30, 2006 12:43:00 da manhã, Anónimo said…
Perdoem-me a insistência (n, n te pago direitos de autor fmuizoinha!!), mas esqueci-me de uma coiSA (pk eu sou grande, n sou mini, por isso n escrevo coizinha):
Realmente, tens mta piada tens... podias era ter piada no carro dos outros, em vez de andares a falar de cócó e etares no meu carro! Fora isso, tb acho que pode ser adoptada, tendo em conta que tamos smp na merda, pk n falar em merda?! bjooooincs
At quinta-feira, novembro 30, 2006 12:58:00 da manhã, kÓkÓ_xEkÉtIz said…
FMUI só pa ti: eu kero akele elevador pk é kmo a MAPED, é o maximo!! :) e n, n sao por kada 100, mas sim por cada 50 pk eu ameacei k ia para a entrada dizer aos velhotes k o laminador de keijo tinha perdigotos da TO!! eheh
(por tua kausa 2 comentarios tem erro:é coisinha! e krias ser tu a kÓkÓ_dEcIoNáRiUz!!!)
Fmoinc, xkulpa, mas n tenho kulpa de m ter sentido inspirada kuando paxámos por akela ETAR no momento em k dixe ixo.
Ah, e pede à tua mamy pa m dar o baralhador automático de cartas no natal!!
:)
At segunda-feira, dezembro 04, 2006 8:41:00 da tarde, Anónimo said…
ADOREI ADOREI ADOREI!!!!!!!
Tipo, com tanta tralha, coizices e cocozadas para facilitar a vida aos velhos... sou obrigada pelas circunstancias a dizer k saí da "LOja do AvÔ" a kerer ser velha, pa me deixarem usar certas cenas! Epah, deu vontade... Mas dps passou-me rápido! =P
Ahhhh, verdade seja dita... Se keres ser um velho k possa ter este tipo de "cocozadas k facilitam a funcionalidade e aumentam a qualidade de vida"... trata de trabalhar imenso, pa teres uma reforma bem ousada! Caso contrário, com os habituais 150 euros de reforma, ficas só com os rebuçados de mentol da entrada! =/
P.S.-> Eu faço parte do 2º grupo... o grupo mais fixe, mas akele k passou fome pk o grupo anterior comeu tudo! BAH! Bem haja aos rebuçadinhos de mentol!
Enviar um comentário
<< Home