Eis que surge a reflexão sobre algo que nos atormenta o quotidiano... que é alvo de conversa a todo o santo dia... que é um elemento essencial à integridade humana... que nos é ensinado desde que somos peanuts [piqueninos, pronto...]... e que até é alvo do que se pode considerar um citação popular...
Exactamente, estou a referir-me ao Stop!
Definição e objectivos
É um elemento que se pode apresentar sob a forma de placa de sinalização, botão de forma circular ou em prisma quadrangular, geralmente com o fundo a vermelho e as letras brancas, podendo variar. O seu objectivo reporta-se à prevenção de acidentes de viação, ao caso de emergências ou para indicar a vontade de parar.
Esta definição poderia estar correcta se não se tornasse confusa para os leigos e comuns mortais...
Cuidados a ter
Aquela citação, referida principalmente pelos progenitores e instrutores do código da estrada "O STOP é para parar mesmo no deserto..." pode gerar conflito mental nos indivíduos.
Porquê? Vou dar-vos um exemplo prático..
No passado dia 15 estava com a Outsider K. e uns tantos compatriotas do curso no CascaiShopping a almoçar. Quando iniciámos a descida das escadas rolantes, em que ia ela a frente, eu e os outros atrás, ansiosamente procurava o botão do STOP, carregou mas não parou e começámos a descer.
Ok, tudo bem, dadas as circunstâncias a coisa passou..
Quando estávamos a chegar ao fim do trajecto, lá viu ela o botãozinho vermelho aceso e carregou....
*CORTE NA HISTÓRIA
Porque terá ela feito aquilo??
A. Porque é mesmo parva!...
B. Porque está a tirar a carta de condução e os maiores de idade que tiveram esse previlégio sabem bem que o deus dos instrutores é o STOP, o que até por vezes pode gerar discussão porque numa estrada sem ninguém apenas se parou durante 3,5 segundos e não os 5 segundos, que corresponderão ao tempo que um indivíduo normal demoraria a verificar os 2 lados da estrada porque a tendência é olhar sempre primeiro para o lado contrário... De forma que, sendo lei, quando há um, é mesmo para parar!!
C. Ela quereria dizer [não sei muito bem a quem...] que era naquela saída que pretendia sair, uma vez que está habituado a carregar todos os dias no botão, no autocarro, para indicar a paragem em que deseja sair do transporte.
Respostas possíveis:
1- A
2- A + B
3- A + C
4- A + B + C
O que acham?
Sinto que não devo responder porque posso estar, de alguma forma, a fazer um juízo de valor.. ;p
Consequências
*CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA
Com a paragem e devido à força da Inércia [ em tretasdonewton.com], os indivíduos que seguiam nas escadas foram ligeiramente projectados para a frente por forma que, quando chegaram ao fim, ainda em pânico com o susto, um indivíduo se virou para a O. K. e perguntou, meio ansioso num tom um pouco elevado, como que lhe ia passar a mão junto aos pelinhos da face: "Você é deficiente? Você é deficiente?"
:) Não aguentei e explodi a rir!!!
O senhor continuava no meio de insultos e eu, com um pacote com batatas numa mão e uma cola na outra, coloquei-me tipo body guard a rezar para que o senhor levantasse uma mão para a pequenota, porque já me começava a irritar aquela situação que se prolongou por algum tempo.
Por um lado ela tentava desculpar-se mas ele insistia. No meio da confusão um senhor perguntou ao primeiro quem tinha parado as escadas e este respondeu: "Foi essa idiota!!" foi então que me deu um chilique e se não estivesse a servir de bengaleiro para tanto produto alimentar me tinha atirado à cara do senhor!.. sempre podia ter atirado uma batatinha, mas tudo menos a cola.... [Mui dramatico...]
E quem é que estando irritado diz esse tipo de insultos?? Só mesmo aquela personagem.. enfim..
Prevenção
Tente não confundir os conceitos e objectivos quando vê um STOP, porque não, não é para parar mesmo no deserto!!
Instrução e Ensino
Se estiver num autocarro e desejar abandonar a viatura na paragem seguinte, use o STOP.
Se existir um STOP na sua faixa de rodagem, é para parar mas atenção à ridicularização da situação..
Se estiver trancado no elevador, e só neste caso, utilize o STOP.
Relativamente às escadas rolantes... pois, não faço ideia quando se deve carregar... é melhor não carregar!!
É... por vezes não pensamos como um simples STOP pode colocar em risco a integridade humana.... compreende-se!..
Não à banalização do STOP!!